O que é saúde?
A OMS define saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade”. Definição bastante profunda, pois olha o indivíduo além somente de seu físico, integrando o mental e, mais ainda, suas relações, seu ambiente, seu entorno.
Pesquisas recentes apontam que já em 2021, a maioria dos afastamentos ocupacionais será por questões relacionadas a saúde mental. O tal mundo VUCA – Volatile, Uncertain, Complex, Ambiguous (volátil, incerto, complexo e ambíguo) associado à Pandemia nos mostrou que saúde mental e bem-estar devem ser questões a serem integradas nos programas de gestão de pessoas das organizações, e mais, fazer parte da cultura organizacional. Inclusive, esse cenário deu origem a uma sigla considerada como uma “evolução” do termo VUCA, é o mundo BANI – Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible (frágil, ansioso, não-linear e incompreensível).
Integrando saúde mental e bem-estar
Várias organizações já têm se mobilizado e integrado em suas atividades a saúde mental e o bem-estar, integrando inclusive ao conjunto de benefícios, como o Plano de Saúde. Atividades de meditação e yoga, por exemplo, já podem ser vistas também nas organizações, além da ginástica laboral que já é antiga conhecida.
Outras empresas já estão criando uma área dedicada à Saúde Mental. A importância disso é trazer a questão para as iniciativas integradas de gestão. Assim, esforços devem ser feitos para medir, acompanhar, relacionar as diferentes iniciativas de saúde mental e bem-estar aos resultados organizacionais.
A Toyota já trouxe para sua visão os termos “alegria”, “harmonia” e “satisfação” no ambiente de trabalho, por exemplo. Sabemos que a partir da visão se definem objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo, e há um desdobramento para os diferentes níveis e áreas organizacionais, obviamente acompanhados por indicadores de desempenho. Ou seja, há de se ter uma forma de se medir alegria, harmonia e satisfação, essa última mais comum, por conta das diferentes pesquisas de satisfação que existem hoje no mercado. As outras duas podem e devem ser integradas nessas pesquisas.
Satisfação das pessoas
Além das pesquisas de satisfação, várias empresas já estão adotando o eNPS (Employee Net Promoter Score), um indicador mais “rápido” da satisfação das pessoas e que pode complementar a pesquisa de clima, por exemplo. Portanto, importante acompanhar esse indicador para ver como ele flutua conforme as iniciativas de saúde mental e bem-estar vão ficando mais maduras.
Ambiente propício já existe, afinal o cerne de cada Ser Humano é Ser, inteiro, em Si, e a partir daí atuar no mundo. As iniciativas de saúde mental e bem-estar vêm facilitar esse processo do indivíduo se conhecer melhor, se amar, se cuidar, e assim facilitar que isso aconteça no nível organizacional, com seus processos, áreas e a cultura como um todo. As organizações fazendo sua parte para que cada pessoa e equipe lide melhor com esse mundo BANI que se nos apresenta e o que ainda está por vir!
É aqui e agora! Vamos juntes!