ESG
Está na pauta, está no radar e se fala bastante disso hoje em dia. E que bom!
Nunca foi tão pertinente o mundo corporativo trazer para seu cenário a tratativa sobre boas práticas Ambientais (E – Environment), Sociais (S – Social) e de Governança (G – Corporate Governance).
Resumidamente, ESG trata de as organizações cuidarem de seu impacto ambiental, estarem preocupadas e terem programas internos relacionados a questões sociais (diversidade, equidade de gênero, por exemplo) e projetos “externos” voltados a seu impacto na sociedade como um todo. E, claro, uma boa governança, preocupada com ética, lisura nos negócios, processos e trato com as pessoas, dentre outros.
Metta Mind
A parte que nos cabe, como Metta Mind, incialmente e mais obviamente, nos leva ao “S” do ESG. Temos como nossos pilares a Psicologia Positiva e os Valores Humanos. E a partir dessa base atuar para que as pessoas possam Ser, estar despertas para suas infinitas possibilidades, levá-las pelo caminho do autoconhecimento para que desenvolvam resiliência e floresçam como pessoas e como profissionais.
Quando estamos nesse caminhar, então o “E” e o “G” são questões que acabam surgindo naturalmente. A partir do momento que tomo consciência do Ser Humano que sou, percebo que não estou sozinho e que cuidar do Planeta é cuidar de mim e vice-versa. Como consequência esperada desse processo de autoconhecimento e expansão de consciência, minha atuação profissional naturalmente torna-se ética, correta, responsável, pois faz parte da natureza de todos nós.
Sonho ou utopia
Não para nós! Pois se avaliarmos minimamente o nosso entorno, as questões ambientais, sociais e de governança emergem diariamente, muitas vezes gritam!
Não há como escapar, em muitos aspectos a mudança já está sendo pela dor, mas ainda é tempo de irmos além da dor e assumir nossa responsabilidade perante, primeiramente, nossa própria vida, pessoal e profissional, e a partir daí impactar nosso redor. E o papel das organizações nesse processo é acelerador!
Empresa ESG
Você quer ser uma empresa ESG? Comece pelas pessoas. Comece pelos valores humanos em cada um. Não tem como uma empresa ser ambientalmente correta, socialmente responsável e ser reconhecida por suas práticas de governança se não começar pelo indivíduo. Não se compra projetos ESG de prateleira, desenvolve-se as pessoas para atuarem em um cenário ESG.
Não se sabe que tipo de atuações ESG sua empresa terá, o destino ESG não se sabe, depende de cada empresa, mas o princípio são os valores humanos, está nas pessoas!