A partir de nossa trajetória trabalhando na indústria e como consultoras, entendemos que processos e pessoas estão intrinsecamente relacionados.
Trazemos também de nossa experiência a condução de projetos de gestão e melhoria de processos, que em todos os casos, sem exceção, em que não houve um trabalho conjunto com o desenvolvimento da equipe, da liderança envolvida e da cultura organizacional, os resultados ficaram aquém do esperado, e a sustentabilidade desses resultados alcançados no longo prazo fortemente ameaçada.
Processos são feitos por pessoas e para pessoas, permeiam as organizações, são vivos, mutáveis, dinâmicos e impactam diretamente as atividades das pessoas e vice-versa. Nada disso é novidade, mas segue sendo desafiador, porque estamos lidando com seres humanos.
Novas tecnologias
O avanço de novas tecnologias acelerou mudanças nas organizações, trouxe agilidade aos processos e tomadas de decisão, mas também expôs mais rapidamente e claramente os problemas e as pessoas envolvidas.
Como acompanhar tantas mudanças? Já sabemos também a resposta, investindo na melhoria e inovação em produtos e processos e, claro, nas pessoas.
Os investimentos em novas tecnologias são necessários à sobrevivência das organizações e nunca foram tão necessários. Porém, se não acompanhados de um investimento continuado e cuidadoso nas pessoas, podemos estar fadados a comprometer nossos resultados.
Pandemia
A Pandemia expôs aquilo que já estava latente. Processos desatualizados e carentes de tecnologia sofreram, pois tiveram suas feridas expostas.
Culturas organizacionais que não enxergam as pessoas como tal e que se preocupam mais com sua imagem exterior do que com seu real propósito, realmente adoeceram. Organizações doentes, processos doentes, pessoas doentes.
Autoconhecimento e saúde
O caminho da saúde integral e do autoconhecimento é sem volta.
O que são, portanto, as iniciativas de melhoria e inovação em processos e produtos senão uma forma de melhorar a saúde da organização? Assim como é uma forma da organização se conhecer! Autoconhecimento organizacional!
Natural e necessário, portanto, extrapolar os processos para chegar nas pessoas. Não é apenas uma palestra, um treinamento, um workshop. É aprofundar na cultura organizacional, nos valores da organização, nos valores das pessoas, no que traz sentido, no que ressoa fortemente em todos e todas. É cuidar de cada Ser humano como único e a partir daí suas relações, seu ambiente, seu entorno.
Como a Psicologia Positiva inspirada nos Valores Humanos pode ajudar
Os valores humanos estão aí, em todas as pessoas, afinal, são humanos!
Nos inspirarmos nos valores humanos para cuidar das pessoas é natural para nós da Metta Mind. Na verdade, para nós esse é o caminho!
A psicologia positiva então vem para reforçar o melhor em cada Ser. E a partir daí o melhor em cada organização.
O potencial está em cada Ser e em cada organização, só precisamos ter um ambiente seguro, aberto, receptivo para que as pessoas sejam, floresçam e, consequentemente, os resultados organizacionais também.
É preciso coragem, claro, para adentrar esse caminho. Mas isso nós temos, também faz parte de todos nós!